Aprenda a tocar um instrumento Musical !
O Bom e velho Rock´n roll

O Bom e velho Rock´n roll

Sobre o bom e velho Rock´n roll é que iremos falar, sejam muito bem vindos, foi um dos períodos musicais mais revolucionários de toda a história do mundo, espero que gostem e nos der um feed-back.

Rock, um estilo de vida

É muito difícil encontrar alguém que não conheça o famoso Rock’nRoll. Mais difícil ainda é encontrar alguém que não se deixa envolver pelo ritmo, que se tornou um dos estilos musicais mais importantes e revolucionários.

Não é à toa que ele se tornou sinônimo de rebeldia e marcou várias gerações. Sabe-se que o estilo musical surgiu nos Estados Unidos por volta das décadas de 1940 e 1950, é sabido também que o Rock tem raízes em outros estilos musicais como o Country, o Blues e o Gospel.

Difícil também é imaginar o rock sem um elemento que virou uma das suas principais características: a guitarra elétrica! E já que o assunto é guitarra, impossível não lembrar de Jimmy Hendricks, um dos maiores nomes do Rock, cujo legado permanece até hoje.

A sua personalidade forte virou a tradução do espírito do Rock’nRoll, e até hoje o feeling na forma de tocar guitarra, instrumento que conseguia tocar até com os dentes, é lembrada.

Alguns tentaram imitar a façanha, porém sem sucesso. O estilo musical se tornou tão importante que ganhou até um dia: 13 de julho. A data foi escolhida porque no dia 13 de julho de 1985 ocorreu um megaevento com diversas bandas e Phill Collins desejou que dali em diante aquela data fosse considerada como Dia Mundial do Rock.

O dia do rock

Não podemos deixar de falar sobre o gênero musical sem mencionar o icônico Woodstock, que foi um megaevento que aconteceu no final da década de 1960. Mas afinal, por que o Woodstock é tão importante?

O Woodstock Music &Art Fair foi um festival de música que reuniu os maiores nomes da época, tais como Janis Joplin, Jimmy Hendricks e The Who. O festival reunião na ocasião mais de 400 mil pessoas,a maioria delas eram hippies, que acamparam do dia 15 ao dia 18 de agosto de 1969.

No local, se reuniram jovens pertencentes ao movimento da contracultura, ou seja contra a indústria cultural e o consumismo exacerbado do chamado “American Way of Life“.

O evento era para acabar em um domingo, dia 18, mas foram tantos acontecimentos que a última apresentação só foi acontecer no dia 19, uma segunda-feira.

woodstock

Imagine só um show do Jimmy Hendricks às 9h da manhã de uma segunda-feira. Doido, não é? Mas foi exatamente isso o que aconteceu.

A ocasião também ficou conhecida pelo comportamento das pessoas que participaram do evento, pois muitas delas praticavam o chamado “amor livre”, o consumo de drogas foi intenso e também não havia cerimônia caso alguém quisesse ficar nu.

sexo, drogas e rock

Era só tirar a roupa. Daí surgiu a expressão “Sexo, Drogas e Rock’nRoll“.Interessante dizer que quem frequentou o evento disse que foram dias de paz e amor.

Desde o seu surgimento, o Rock passou por diversas mudanças, tais como o surgimento de outras vertentes como o Hard Rock, o Heavy Metal, o Punk, entre outros.

Vida longa ao Rock

Cada década também teve as suas particularidades. A década de 1960, por exemplo, recebeu muita influência do folk e as letras passaram a ser muitas vezes canções de protesto.

Nos famosos anos de 1980, a coisa mudou um pouco de figura. Apesar de ter perdido um pouco do espaço para o pop de Madonna e Cindy Lauper, a importância do gênero continuou a mesma.

A década de 1980 ficou conhecida como a década da extravagância e, no Rock, isso não foi diferente. Foi nos anos 80 que o Heavy Metal e o Hard Rock ganharam mais importância, e surgiram bandas como Guns N’ Roses, Iron Maiden e The Smiths, com sucessos que ultrapassaram fronteiras e gerações.

iron maiden
iron maiden

Devido ao grande apelo visual da época, era costume que as bandas adotassem um estilo mais extravagante com roupas chamativas, cabelos volumosos e maquiagens chamativas.

Foi nessa época, graças à influencias de bandas como o The Cure, que a cor preta, a pele pálida, a maquiagem escura nos olhos, o uso de jaquetas de couro e coturnos passaram a ser associados ao Rock.

The cure
The cure

Embora houvessem bandas com um apelo mais comercial – a maioria delas, diga-se de passagem— o Rock em nenhum momento perdeu o seu caráter revolucionário.

Devido ao cenário político da época, diversas bandas fizeram músicas com letras de protesto, muitas delas fazendo clara alusão à Guerra Fria. Um dos exemplos mais evidentes disso foi o disco “The Wall” do Pink Floyd.

the wall - pink floydEmbora já houvessem nomes importantes para o Rock brasileiro desde a década de 1960, foi a partir da década de 1980 que o gênero passou a fazer sucesso de verdade no Brasil. Isso se deu devido ao anseio de novidades que havia entre a juventude brasileira.

Surgiu então a banda Blitz, cujo sucesso dos hits animados abriu as portas das gravadoras para outras bandas como o Kid Abelha e os Abóboras Selvagens, os Paralamas do Sucesso e tantos outros que fizeram e fazem sucesso até os dias de hoje.

Paralamas e Legião
Paralamas e Legião

É necessário compreender o que acontecia no Brasil na década de 1980. O Brasil passava pela transição entre a ditadura militar e o governo democrático.

O sentimento geral era ora de insatisfação e revolta, ora esperança e otimismo. Já não havia o perigo da censura e da repressão, que tanto assombrou os membros da Tropicália. (isso é o que os livros relatam, mas há uma versão que fala o contrário, e que  a cada dia vem sendo mais exaltado)

Todo o cenário político serviu de inspiração para que os mais ousados compusessem músicas com letras contestatórias, o que não poderia acontecer de forma alguma nas décadas de 1960 e 1970.

Outro acontecimento importante da década foi o movimento Direto Já, que reivindicava o fim das eleições indiretas para presidente. No ano seguinte, teve fim o do regime militar e a suposta ditadura Vargas, assunto esse onde há várias controversas.Punk Rock

Inspirados pelo New-Wave, pelo Pós-Punk e pelo Punk jovens com sede de representação e de liberdade de expressão fundaram bandas com letras mais agressivas e politizadas.

Felizmente, muitas delas fazem sucesso até hoje. Interessante ressaltar que o Rock brasileiro não ficou concentrado no eixo Rio-São Paulo, onde de destacavam bandas como Titãs, Ira, ultraje a rigor e várias outras.

Também houveram bandas de sucesso no Sul do país, como os Engenheiros do Hawaii, Nenhum de nós. Em Brasília também surgiram bandas importantes como o Capital Inicial, Aborto Elétrico, que deu origem ao fenômeno Legião Urbana, cujo vocalista era ninguém menos que o saudoso Renato Russo.

Legião Urbana
Legião Urbana

O Rock brasileiro ficou conhecido pelo seu tom contestador, idealista e politizado. Conforme o tempo foi passando, o Rock brasileiro acabou se incorporando à MPB, e perdeu um pouco desse ar de rebeldia.

Outro acontecimento que revolucionou o Rock no Brasil foi o Rock’n Rio, que aconteceu em 1985. Foi o primeiro festival acontecido após o regime militar e a euforia e a esperança marcou o festival.

Rock n rio
Rock ´n rio

Importante ressaltar que a América do Sul não fazia parte das turnês das grandes bandas da época. Raramente elas se lembravam do Hemisfério Sul, com exceção talvez da Austrália e da Nova Zelândia.

Pela primeira vez o Brasil reunia lendas do Rock como Queen, AC/DC, Iron Maiden entre outras, além de, é claro, bandas brasileiras como Kid Abelha e os Abóboras Selvagens e Paralamas do Sucesso, que definitivamente não fizeram feio diante das outras atrações internacionais.

O evento foi a abertura do Brasil para o rock mundial, e não é raro comparações entre o Rock’n Rio e o Woodstock. A cidade do Rio de Janeiro deixou de ser apenas a capital do Samba e do Carnaval. Virou também Cidade do Rock.

Infelizmente, nem tudo são flores. Em 1988, o ex-vocalista do Barão Vermelho, o Cazuza veio a falecer, por consequência da Aids. O cantor Raul Seixas também faleceu no mesmo ano.

Raul Seixas

Após esses acontecimentos o Rock brasileiro sofreu uma decaída, os discos já não vendiam tão bem, era difícil ter lucro. Ainda assim, alguns sucessos foram lançados na época como é o caso do Álbum Quatro Estações, da Legião Urbana.

A História do Rock Brasileiro é bem extensa, assunto que merece sim, um artigo especial dedicado a ele. Muitos ídolos apareceram e desapareceram muito rápido, muitas bandas fizeram milhões de fãs, muitos instrumentistas foram responsáveis por influenciar  grandes músicos da atualidade.

Já estar programado um artigo especial para exaltarmos nosso velho e eterno bom Rock`n Roll.

Fechar Menu
error: Content is protected !!