Mini dicionário dos acordes mais usados no violão

 

Acordes maiores e menores em tríades

Esses são os desenhos mais usados de acordes maiores e menores em tríades (acordes com três notas) iniciados nas notas naturais (dó, ré, mi, fá, sol, lá e si), e usados com maior frequência em: Música Folclórica, Sertaneja, Pop e Rock.

Acordes Menores


Acordes maiores com sétima menor (7)

Esses são os desenhos mais usados de acordes maiores em tétrade (acordes com quatro notas) com sétima (menor), usados com maior frequência em: Blues, Bolero, Tango, MPB, Samba, Choro, Pagode, Baião, Xote, e em todas as variações desses ritmos.

Acordes Maiores com sétima menor


Acordes maiores com sétima maior (7M)

Esses são os desenhos mais usados de acordes maiores em tétrade com sétima maior, usados com maior frequência em:  Jazz, Bossa e MPB.

Acordes Maiores com sétima maior


Acordes menores com sétima menor (m7)

Esses são os desenhos mais usados de acordes menores em tétrade com sétima menor, usados com maior frequência em: Blues, Jazz, Bossa e MPB.

Acordes menores com sétima menor


Acordes de estrutura híbrida (incompleta) 4 e 9

Esses são os desenhos mais usados de acordes com quarta e acordes com nona, usados com maior frequência em: MPB e Pop-Rock.


Acordes maiores e menores invertidos

Esses são os desenhos mais usados de acordes invertidos, maiores e menores em tríades, usados com maior frequência em: MPB e Pop-Rock.

Acordes maiores e menores invertidos


Acordes menores com sétima maior e com sétima e quinta diminuta

Acordes menores com sétima maior, e acordes menores com sétima e quinta diminuta, usados com maior frequência em:  Jazz, Bossa e MPB.

Acordes menores com sétima maior e com sétima e quinta diminuta


Acordes com sétima e nona maior

Acordes maiores com sétima menor e nona maior (9), usados com maior frequência em:  Jazz, Bossa e MPB.

Acordes com sétima e nona maior


Acordes com sétima e nona alterada

Acordes maiores com sétima menor e nona alterada (b9 ou #9), usados com maior frequência em:  Jazz, Bossa e MPB.

Acordes com sétima e nona alterada


Acordes com sétima e décima terceira e acordes Diminutos  

Desenhos de acordes maiores com sétima menor e décima terceira maior, e acordes diminutos,  usados com maior frequência em: Jazz, Bossa e MPB.

Acordes com sétima e décima terceira e acordes Diminutos


Acordes com sétima e décima terceira menor

Desenhos de acordes maiores com sétima menor e décima terceira menor, usados com maior frequência em: Jazz, Bossa e MPB.

Acordes com sétima e décima terceira menor


Acordes Sus com quarta, sétima e nona

Esses são os desenhos mais usados de acordes com quarta e sétima e acordes com quarta, sétima e nona, usados com maior frequência em: Jazz, Bossa e MPB.

Acordes Sus com quarta, sétima e nona


Acordes com nona adicionada

Desenhos mais usados de acordes maiores com nona adicionada (tríade + extensão), usados com maior frequência em: MPB e Rock-Pop.

Acordes com nona adicionada

#Significa adicionada. É uma maneira de diferenciar o acorde híbrido com 9 (sem a terça) e o acorde com tríade completa, porém, com a nona adicionada.
Exemplo: C = dó + mi + sol – fundamental, terça e quinta. É uma tríade maior comum.
C9 = dó + sol + ré – ou seja: fundamental, quinta e nona. Ele não tem a terça. Por isso não é nem maior e nem menor – estrutura híbrida.
Cadd9 = dó + mi + sol + ré – ou: fundamental, terça, quinta e nona. Nele permanece a terça.